Curiosidades sobre as agulhas de máquina de costura

Se atualizar é muito importante, principalmente na área que você atua como a área da costura, afinal todas as áreas vão tendo diferenciais e inovações que permitem que os trabalhos fiquem melhores ainda e com mais qualidade. E quando falamos de máquina de costura, já imaginamos as famosas agulhas que são mais do que essenciais para que toda a mágica possa acontecer.

Hoje o mercado disponibiliza de tipos de agulhas específicos, abaixo vamos citar alguns modelos para que você possa entender um pouco mais, e também vamos citar qual as partes mais importantes da agulha, assim você conseguirá entender melhor sobre esse item mais do que indispensável.

Pontos importantes da agulha

Ponta (Point) - É a parte que entra em contato com o tecido primeiro. Os tipos de ponta são uma das principais diferenças entre as agulhas.

Buraco da linha (Eye) - É nada mais nada menos que o buraco por onde a linha passa.

Eixo (Shaft) -
É a parte mais fina do corpo da agulha (que entra no tecido).

Haste (Shank) - É a parte mais grossa do corpo da agulha (que é encaixada na máquina). Tem dois lados, o plano (onde fica escrita a descrição do tamanho da agulha) e o arredondado, proporcionando encaixe e posicionamento perfeitos.

Scarf (Côncavo) - Reentrância por trás da agulha.

Sulco (Groove) - Sulco frontal no eixo, onde está o buraco da linha.

Tipos de agulha

Agulha de ponta universal (Universal) - Esse tipo de agulha possui uma ponta levemente arredondada e é ideal para tecidos planos e malhas. Ela tem a ponta levemente arredondada e é ideal para tecidos planos e malhas, por estar no meio termo entre a ponta fina e a arredondada.

Agulha de ponta normal ou fina (Sharp ou Microtex) - Essa possui a ponta fina e é ideal para tecidos mais finos como o algodão, isso pois ela causa uma quantidade mínima de franzido, sem possibilidades de danificar o tecido.

Agulha de ponta arredondada (Ball point) -
Essa possui um ponta mais arredondado, e é indicada para malhas e tecidos com elastano, ela tem a ponta arredondada e é o tipo ideal para malhas e tecidos com elastano, pois escorrega entre os fios da malha ao invés de perfurar.

Agulha de bordado (Embroidery needles) - Esse modelo tem o buraco da linha maior para passar fios de bordado (que são mais grossos) e evitar que linhas decorativas se rompam durante o bordado.

Agulha de quilting (Betweens) - Essa agulha é menor do que os modelos que encontramos normalmente, ela possui um buraco de linha pequeno, porém mais forte. Menor do que uma agulha normal, com o buraco da linha pequeno, porém mais forte. A ponta reforçada serve para passar por várias camadas de tecido (sanduíche de manta e tecidos sobrepostos) e para passar por cima de outras costuras sem danificar.

Agulha de pesponto (Topstitching) - Esse modelo possui um buraco maior e um sulco mais profundo a fim de permitir o uso de linhas de pesponto, que geralmente são mais pesadas, e linhas duplas para obter um ponto mais pronunciado.

Agulha para jeans (Denim) -
Essa também possui um sulco mais profundo, porém sua ponta é mais fina esse modelo foi projetado para costurar sem pressionar o tecido no buraco da chapa da agulha.

Agulha de ponta facetada (Wedge point ou Leather) - Tem a ponta fina e com as bordas facetadas sendo ideal para couro e vinil. Ela facilmente perfura e cria um buraco que vai fechar quando a agulha sair. 

Além desta variedade de agulhas, ainda podemos contar com agulhas que fazem (ou imitam) costuras diferenciadas, como a agulha dupla (ideal para simular a costura dupla da máquina galoneira). Incrível não é mesmo a variedade de Agulhas Singer que é possível encontrar no mercado.

Agora que você já está apto e sabe exatamente qual a melhor agulha para cada projeto que irá montar, não caia no erro de sempre usar uma agulha para todos os tecidos, pois isso irá danificar todo o seu trabalho, inclusive sua máquina. Gostou da dica? Continue acompanhando nosso blog e encontre diversas dicas incríveis para o seu dia a dia.

Share:

0 comentários